Tire suas dúvidas sobre como funciona uma factoring e entenda por que você deve negociar com a Prosper Empresas. Lembre-se que você sempre pode entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas diretamente com a nossa equipe! Nos encontre através de e-mail ou pelo telefone (54) 2101.8981.

 

 

O que é factoring?

O factoring é uma atividade comercial mista atípica, resumindo-se na equação de prestação de serviços + compra de créditos (direitos creditórios) resultantes de vendas mercantis.. Assim, sua empresa pode antecipar seus recebíveis de maneira simplificada.

Factoring é fomento comercial que possibilita  aumento das vendas, pois o empresario pode se preocupar em vender, passando a responsabilidade da análise do crédito para quem é do meio. Numa operação de fomento, a empresa elimina seu endividamento e transforma as suas vendas a prazo em vendas à vista.

Se eu usar serviços de factoring, meus clientes irão pensar que estou tendo problemas financeiros?

De maneira nenhuma. Factoring é agora tão bem consolidada no Brasil, que os seus clientes provavelmente já estar lidando com operações com factoring, para si ou através de outros fornecedores. Isso se reflete nos números – em 2014 o volume total de negócios manipulados por empresas de factoring em todo o mundo chegou perto de 2.373 bilhões de euros.

O dinheiro disponível sob um contrato de factoring é mais caro do que outras formas de financiamento?

Factoring é uma combinação de fomento e serviços. Por isso, é impossível comparar factoring com financiamento bancário ou de seguro de crédito as empresas. O pacote não inclui apenas o fomento mas também, análise dos sacados e troca de informações com gerente exclusivo que de fato entende de diversos segmentos, já que se dedica a uma única operação ou seja, o fomento.

Quais são os diferenciais de negociar com a ProsperEmpresas?

Com 16 anos de experiencia de mercado, já trabalhamos com mais de 100 clientes em todo o Rio Grande do Sul.

Atendimento personalizado. Contamos com uma equipe treinada para melhor atender suas necessidades com agilidade

Crédito rápido e descomplicado.

Personalizamos o boleto bancario com a logomarca da sua empresa, além de estamparmos imagens dos seus productos no boleto.

Maior limite de crédito

Crédito flexível – Nós acompanhamos o crescimento da sua empresa. O seu crédito pode crescer em linha com o seu volume de negócios; quanto mais você fatura, mais financiamento está disponível.

A ProsperEmpresas opera com clientes de outros estados do Brasil?

Não, operamos apenas no estado do RS. Quanto aos sacados, esses sim, podem ser de qualquer estado do Brasil.

Quanto tempo leva até eu poder fazer as primeiras operações com a ProsperEmpresas?

Após envio do cadastro e dos documentos necessários, em 3 dias úteis o cliente já está com o limite aprovado e contrato pronto para ser assinado. Após assinatura e reconhecimento das firmas, já está liberado para iniciar as operações.

Posso confiar na ProsperEmpresas?

A ProsperEmpresas está a 16 anos atuando no Fomento Comercial. É filiada a ANFAC (Associação Nacional das Empresas de Fomento Comercial) e ao Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC/RS).

Roberto Chaves Pereira, diretor da ProsperEmpresas, é membro da diretoria do SINFAC (Gestão 2014/2018) como parte do Conselho Fiscal. Também já atuou como Diretor de Bilheterias da Festa Nacional da Uva por quatro edições.
Os funcionários são todos devidamente treinados e habilitados para trabalhar no fomento, inclusive com cursos de prevenção a lavagem de dinheiro, ministrado dentro das normas do COAF.

Por que trabalhar com factoring?

A operação de factoring visa auxiliar na alavancagem dos negócios de pequenas e médias empresas, desde a prestação de serviços até a compra de ativos financeiros. O crédito pode ser usado na finalidade que for mais conveniente ao cliente, como para a melhoria do fluxo de caixa, crescimento do negócio, ou compra de ativos de escolha do cliente. Confira algumas vantagens:

Elimina o endividamento

Melhora a competitividade de seu produto;

Provoca uma redução de custos e otimiza o tempo do administrador da empresa, que diminui a necessidade de buscar recursos junto aos bancos, num processo desgastante de negociação e que, na maioria da vezes, não atende as necessidades da empresa na sua totalidade;

Melhora seu Fluxo de Caixa;

Poupa Tempo: Nos preocupamos com o crédito enquanto você pode se preocupar com a atividade fim da sua empresa.

Agilidade : Enquanto os gerentes de banco estão em reunião, nós da ProsperEmpresas já estamos pagando as operações.

Qual a diferença entre factoring e banco?

A principal diferencia vem do princípio de que banco capta e empresta dinheiro e a empresa de factoring presta serviços e compra direitos definitivo dos ativos representados por títulos de crédito.

Factoring não é banco, nem instituição financeira. Banco capta recursos, empresta dinheiro e necessita de autorização do Banco Central para funcionar. Factoring presta Serviços, não capta dinheiro no mercado (proibido por lei) e compra créditos. Empresa que capta recursos no mercado, empresta dinheiro com juros, faz crédito direto ao consumidor ou crédito pessoal , embora se rotule de factoring, é uma empresa conhecida como marginal de mercado, está à margem da lei.

A empresa de factoring é uma sociedade mercantil, limitada ou anônima, cuja existência legal nasce com o arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial. O funcionamento de uma sociedade de fomento mercantil, que se propõe efetivamente a praticar o factoring, não necessita de autorização do BACEN

Fonte: bd.camara.gov.br/

A atividade de factoring é legal?

Sendo o factoring uma atividade comercial mista e atípica, não-financeira, reconhecida pelo BACEN, através da Circular nº 1.359/88, não necessita de uma lei específica para sua operacionalização.

Segundo estudo do FCI (Factors Chain International), 67 países praticam regulamente o factoring.

img-entenda-factoring

O factoring, atualmente, está bem amparado pelo ordenamento legal vigente no Brasil, definido principalmente nos seguintes textos legais:

– Código de Ética, Disciplina e Auto-Regulamentação do Factoring (ANFAC Associação Nacional das Empresas de Fomento Comercial)

– Código Civil – art. 1.065 a 1.078 – referentes à compra de créditos mercantis;

– Lei nº 5.474/68, referente às duplicatas envolvidas na compra e venda mercantil e na prestação de serviços;

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo.